Resistência "Alerta" – builder unknown


Tugboat operated by Resistência (Grupo Lutamar) ¹ seen on the Tejo River, Lisboa, in May 2014. It is the tugboat named "Alerta" and registered LX-101-RL. I do not know its origin ². Several published sources say it was completed in 1913 and originally delivered to Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes (Lisboa) under the name "Cintra". Steel hull and superstructure (presumably, original wooden superstructure). It has an overall length of 56 ft and is equipped with a 324 kW (435 hp) Caterpillar main engine, providing a tractive effort ³ of 7 tons. Top speed is 10 knots. 

Due to their relative simplicity and, above all, robustness, tugboats normally have long service lives, with equipment being updated according to the evolution of operational needs. The "Alerta", small but deep-voiced and sufficiently muscled for its functions, is proof of that and finding it on the Tejo River in 2023 is still a pleasure for many of us. I hope that one day, after retirement, someone will preserve this long-lived tug with the dignity it deserves. Here, we see the "Alerta" along the south bank of the Tejo River, approaching Cacilhas on a splendid spring morning.


Rebocador operado pela Resistência (Grupo Lutamar) ¹ visto no Rio Tejo, Lisboa, em Maio de 2014. Trata-se do rebocador com o nome de "Alerta" e registado LX-76-RL. Desconheço a sua origem ². Diversas fontes publicadas referem ter sido completado em 1913 e originalmente entregue à Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes (Lisboa) com o nome de "Cintra". Casco e superestrutura em aço (presumivelmente, superstrutura original em madeira). Tem um comprimento total de 17,08 m e está equipado com uma máquina principal Caterpillar de 324 kW (435 hp), disponibilizando um esforço de tracção ³ de 7 toneladas.  

Pela sua relativa simplicidade e sobretudo robustez, os rebocadores têm normalmente longas vidas de serviço, actualizando-se o equipamento de acordo com a evolução das necessidades operacionais. O "Alerta", pequeno, mas de voz grossa e suficientemente musculado para as suas funções, é prova disso e encontrá-lo no Rio Tejo em 2023 é ainda um gosto para muitos de nós. Espero que um dia, depois de se reformar, alguém preserve este longevo rebocador com a dignidade que merece. Aqui, vemos o "Alerta" junto à margem sul do Rio Tejo, aproximando-se de Cacilhas numa esplêndida manhã de Primavera.  


¹  Lutamar - Prestação de Serviços à Navegação, Lda., Setúbal. | Resistência - Serviços à Navegação, Lda., Setúbal. 
²  I don't know its origin. However, the design of the "Cintra" reminds me of some small "sleepboten" built in The Netherlands until the mid-thirties. ● Desconheço a sua origem. Todavia, o desenho do "Cintra" faz-me lembrar alguns pequenos "sleepboten" construídos nos Países Baixos até meados dos anos trinta. 
³  In maritime context, "Bollard pull". 


Resistência 

Name

Registration

Year

Built

Alerta

Tugboat

LX-76-RL

?

builder unknown

1913?

#?


Cintra → Alerta


● References 

Wikipedia | "Caterpillar
ShipSpotting | "Cintra/Alerta"
Wikipedia | "Tugboat
Wikipedia | "Bollard pull"
Transportes XXI | "Rebocadores de Lisboa
Wikipedia | "Lisboa"
Wikipedia | "Lisboa" pt-PT
Wikipedia | "Port of Lisbon"
Wikipedia | "Porto de Lisboa" pt-PT

1 kg → 2.205 lb avdp 
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp) 
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 m → 3.281 ft 
1 nautical mile → 1.15078  mile → 1,852 km
1 kn or knot → 1.15078 mph → 1,852 km

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