Electric multiple unit with active tilting operated by
CP seen at
Lisboa (Santa Apolónia) station in April 2008. This electric multiple unit with fleet number 4009
¹ is a Fiat Ferroviaria CPA 4000
², included in a series of 10 six-car train sets placed in service in 1999–2001. With an overall length of 521.3 ft, they can accommodate 299 seated passengers and 2 passengers with reduced mobility. Fed via two Schunk 8WL 126-6YH46 pantographs by 25 kV, 50 Hz, this electric multiple unit uses two Trafo-Union/MOTRA EFAT 64444 transformers and eight Siemens 1TB2223-OGA03 traction motors, two per motor unit, each transmitting movement to the bogie's inner axle, (1A)(A1)
³. Nominal output (wheels) is 3920 kW (5330 hp) and starting tractive effort is 210 kN. Weight in service is 299 t. It can run in multiple units, up to 2 units (6+6). Wheelset arrangement is (1A)(A1)+(1A)(A1)+2'2'+2'2'+(1A)(A1)+(1A)(A1) and gauge is 5 ft 5 21⁄32 in. Top speed is 137 mph. The maximum tilting angle is 8º. This Fiat Ferroviaria CPA 4000 unit is exclusively used in the high-speed "
Alfa Pendular" service.
CP, or
Comboios de Portugal, is the main rail operator in Portugal and uses the 1354 miles
⁴ rail system managed by Infraestruturas de Portugal. The
CP 4000-series includes 10 units manufactured by
Fiat Ferroviaria ⁵ in partnership with
Siemens and
ADtranz, completed in Portugal in 1998–2001 at ADtranz facilities, numbered 4001–4010+4051–4060 and painted in a white, red and blue scheme. They are an adaptation to the operational characteristics of the Portuguese rail system of the tilting train
ETR.460 "Pendolino" manufactured by Fiat Ferroviaria with a design by
Giorgetto Giugiaro and delivered to the Italian operator FS (Ferrovie dello Stato) in 1994. Among other aspects, they are shorter, with 6 vehicles instead of 9, slightly wider (9.2/9.6 ft), and use bogies adapted to the Iberian gauge. In 2008, CP 4009 is
baptized at Porto (São Bento) station with the name "
Manoel de Oliveira", marking the centenary of the remarkable Portuguese filmmaker. In 2016–2020, all units are rehabilitated by EMEF-GOE, with functionalities and visual language updated by Alma Design. At this time, they receive a gray and black paint scheme, with green accents. In 2020, CP 4005 is retired from service due to an accident.
During its service life, we find the CP 4000-series initially on the North line. With the progress of electrification, we see it arriving in Braga, Faro and Guimarães. Here, we see CP 4009 at Lisboa (Santa Apolónia) station a few months before its baptism as "
Manoel de Oliveira". As a note of interest, in 2016 it will be the first unit rehabilitated, due to an accident and taking the place of CP 4001
⁶.
●
Unidade múltipla eléctrica com pendulação activa operada pela
CP vista na estação de
Lisboa (Santa Apolónia) em Abril de 2008. Esta unidade múltipla eléctrica com o número de frota 4009
¹ é uma Fiat Ferroviaria CPA 4000
² incluída na série de 10 unidades sêxtuplas colocada em serviço em 1999–2001. Com um comprimento total de 158,9 m, podem acomodar 299 passageiros sentados e 2 passageiros com mobilidade reduzida. Alimentada através de dois pantógrafos Schunk 8WL 126-6YH46 por 25 kV, 50 Hz, esta unidade múltipla eléctrica utiliza dois transformadores Trafo-Union/MOTRA EFAT 64444 e oito motores de tracção Siemens 1TB2223-OGA03, dois por unidade motora, cada um transmitindo o movimento ao eixo interior do bogie, (1A)(A1)
³. A potência nominal (rodas) é de 3920 kW (5330 hp) e o esforço de tracção no arranque é de 210 kN. O peso em serviço é de 299 t. Pode circular em unidade múltipla, até 2 unidades (6+6). A disposição do rodado é (1A)(A1)+(1A)(A1)+2'2'+2'2'+(1A)(A1)+(1A)(A1) e a bitola é de 1668 mm. A velocidade máxima é de 220 km/h. O ângulo máximo de pendulação é de 8 º. Esta unidade Fiat Ferroviaria CPA 4000 é exclusivamente utilizada no serviço de alta velocidade "
Alfa Pendular".
A CP, ou
Comboios de Portugal, é o principal operador ferroviário em Portugal e utiliza o sistema ferroviário de 2179 km
⁴ gerido pela Infraestruturas de Portugal. A série
CP 4000 inclui 10 unidades fabricadas pela
Fiat Ferroviaria ⁵ em parceria com a
Siemens e a
ADtranz, completadas em Portugal em 1998–2001 nas instalações da ADtranz, numeradas 4001–4010+4051–4060 e pintadas num esquema em branco, vermelho e azul. São uma adaptação às características operacionais do sistema ferroviário português do comboio pendular
ETR.460 "Pendolino" fabricado pela Fiat Ferroviaria com desenho de
Giorgetto Giugiaro e entregue ao operador italiano FS (Ferrovie dello Stato) em 1994. Entre outros aspectos, são mais curtas, com 6 veículos em vez de 9, ligeiramente mais largas (2,80/2,92 m), e utilizam bogies adaptados à bitola ibérica. Em 2008, a CP 4009 é
baptizada na estação de Porto (São Bento) com o nome "
Manoel de Oliveira", assinalando o centenário do notável cineasta português. Em 2016–2020, todas as unidades são reabilitadas pela EMEF-GOE, com funcionalidades e linguagem visual actualizadas pela Alma Design. Recebem nesta altura um esquema de pintura em cinzento e preto, com pormenores em verde. Em 2020, a CP 4005 é retirada de serviço devido a acidente.
Durante a sua vida de serviço, encontramos a série CP 4000 inicialmente na linha do Norte. Com o avanço da electrificação, vemo-la a chegar a Braga, a Faro e a Guimarães. Aqui, vemos a CP 4009 na estação de Lisboa (Santa Apolónia) alguns meses antes do seu baptismo como "
Manoel de Oliveira". Como nota de interesse, será em 2016 a primeira unidade reabilitada, devido a acidente e por troca com a CP 4001
⁶.
●
¹ (MP+M+R)+(R+M+MP) or (BAS+BBS+RNB)+(RNH+BBN+BAN), 90 94 9 54 4009-3+90 94 9 99 4009-8+90 94 5 99 4009-6+90 94 5 99 4059-1+90 94 9 99 4059-3+90 94 9 54 4059-8
² Depending on the sources, "Pendoluso", "CPA Class 4000", "S/4000" or "Alfa Pendular 4000". In the "Manual de Condução" it appears as "Comboio Eléctrico Pendular Series 4000", on the manufacturer's plate as "Pendular". By personal choice, I designate it as "CPA 4000", abbreviating the designation "CPA Class 4000 Electric Multiple Unit (Pendoluso)" contained in the document "Trains Reference List" published by Siemens AG Transportation Systems. CPA abbreviates the expression "Comboio de Pendulação Activa" (active tilting train) and 4000 indicates the series made up of 10 units. ● Consoante as fontes, "Pendoluso", "CPA Class 4000", "S/4000" ou "Alfa Pendular 4000". No "Manual de Condução" surge como "Comboio Eléctrico Pendular Series 4000", na placa do fabricante como "Pendular". Por opção pessoal, designo-o como "CPA 4000", abreviando a designação "CPA Class 4000 Electric Multiple Unit (Pendoluso)" constante no documento "Trains Reference List" publicado pela Siemens AG Transportation Systems. CPA abrevia a expressão "Comboio de Pendulação Activa" e 4000 indica a série composta pelas 10 unidades.
³ It is perhaps opportune to note that what we perceive as a 6-car unit is, from a technical point of view, the coupling of two 3-car units, designated as traction units and with independent systems. In service, the pantograph used distributes the current to the two traction units through a high voltage coupling between the two vehicles equipped with a transformer. ● É talvez oportuno notar que aquilo que percepcionamos como uma unidade sêxtupla é, do ponto de vista técnico, a acoplagem de duas unidades triplas, designadas como unidades de tracção e com sistemas independentes. Em serviço, o pantógrafo utilizado distribui a corrente para as duas unidades de tracção através de um acoplamento de alta tensão entre os dois veículos equipados com transformador.
⁴ 2018.
⁵ Fiat Ferroviaria, as shown in the builder’s plaque, or FIAT Ferroviaria, Alstom Ferroviaria since 2002.
⁶ Relegated, therefore, to the last place on the waiting list. | Relegada, assim, para o último lugar da lista de espera.
CP
CP, or Comboios de Portugal, is the main rail operator in Portugal and uses the rail system managed by Infraestruturas de Portugal. ●
Fleet Number
|
Paint Scheme
|
In service
|
Built
|
BAS 90 94 9 54 4001-0+
BBS 90 94 9 99 4001-5+
RNB 90 94 5 99 4001-3+
RNH 90 94 5 99 4051-8+
BBN 90 94 9 99 4051-0+
BAN 90 94 9 54 4051-5
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
1999
|
1999
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4002-8+
BBS 90 94 9 99 4002-3+
RNB 90 94 5 99 4002-1+
RNH 90 94 5 99 4052-6 +
BBN 90 94 9 99 4052-8+
BAN 90 94 9 54 4052-3
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
1999
|
1998
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4003-6+
BBS 90 94 9 99 4003-1+
RNB 90 94 5 99 4003-9+
RNH 90 94 5 99 4053-4+
BBN 90 94 9 99 4053-6+
BAN 90 94 9 54 4053-1
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
1999
|
1999
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4004-4+
BBS 90 94 9 99 4004-9+
RNB 90 94 5 99 4004-7+
RNH 90 94 5 99 4054-2+
BBN 90 94 9 99 4054-4+
BAN 90 94 9 54 4054-9
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
1999
|
1999
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4005-1+
BBS 90 94 9 99 4005-6+
RNB 90 94 5 99 4005-4+
RNH 90 94 5 99 4055-9+
BBN 90 94 9 99 4055-1+
BAN 90 94 9 54 4055-6
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
1999
|
1999
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 544006-9+
BBS 90 94 9 99 4006-4+
RNB 90 94 5 99 4006-2+
RNH 90 94 5 99 4056-7+
BBN 90 94 9 99 4056-9+
BAN 90 94 9 54 4056-4
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
2000
|
2000
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4007-7+
BBS 90 94 9 99 4007-2+
RNB 90 94 5 99 4007-0+
RNH 90 94 5 99 4057-5+
BBN 90 94 9 99 4057-7+
BAN 90 94 9 54 4057-2
|
Red, white and
blue
→
Gray, black and
green
|
2000
|
2000
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4008-5+
BBS 90 94 9 99 4008-0+
RNB 90 94 5 99 4008-8+
RNH 90 94 5 99 4058-3+
BBN 90 94 9 99 4058-5+
BAN 90 94 9 54 4058-0
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
2000
|
2000
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4009-3+
BBS 90 94 9 99 4009-8+
RNB 90 94 5 99 4009-6+
RNH 90 94 5 99 4059-1+
BBN 90 94 9 99 4059-3+
BAN 90 94 9 54 4059-8
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
"Manoel
de Oliveira"
|
2000
|
2000
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS 90 94 9 54 4010-1+
BBS 90 94 9 99 4010-6+
RNB 90 94 5 99 4010-4+
RNH 90 94 5 99 4060-9+
BBN 90 94 9 99 4060-1+
BAN 90 94 9 54 4060-6
|
Red, white and
blue
→
Gray, black
and green
|
2001
|
2001
Fiat Ferroviaria
-
|
BAS Driving motor unit "Conforto"
BBS Motor unit "Conforto"
RNB Trailer unit w/bar (panto) "Turística"
+
RNH Trailer unit w/PRM accommodation (panto) "Turística"
BBN Motor unit "Turística"
BAN Driving motor unit "Turística"
In October 2024, we find the 4009 "Manuel de Oliveira" again, this time stopped briefly on the Northern Line, at Coimbra-B station, on the way to Porto (Campanhã). Photos courtesy of Ruben Ramalho. ●
Em Outubro de 2024, voltamos a encontrar o 4009 "Manuel de Oliveira", desta vez parado por breves instantes na Linha do Norte, na estação de Coimbra-B, a caminho de Porto (Campanhã). Fotos cortesia de Ruben Ramalho. ●
A opção pendular
De uma forma simplista, a pendulação, ou inclinação da caixa nas curvas, responde à necessidade de aumentar a velocidade de exploração com o mínimo de intervenção na infra-estrutura. Adequa-se assim a linhas cuja alteração do traçado é difícil ou economicamente desaconselhada e das quais encontramos exemplos em países como o Japão, a Suécia, a Finlândia, o Reino Unido ou a Itália, onde nasce em 1976 o icónico FS ETR.401, o primeiro "
Pendolino" a entrar em serviço comercial. Sucede-o o ETR.450 e mais tarde o ETR.460, desenhado por Giorgetto Giugiaro. O CPA 4000 é precisamente a adaptação deste último às características operacionais do sistema ferroviário português. Introduzido em 1999 na Linha do Norte, substitui as composições clássicas de locomotiva e carruagens "
Corail" do serviço "
Alfa" apresentado em 1987 no percurso Lisboa–Porto, tornando-o assim "
Alfa Pendular".
O primeiro "
Pendolino", o protótipo
Y 0160, é apresentado pelos FS em 1969. Todavia, é o
ETR.401 introduzido no serviço comercial a partir de 1976, e de onde deriva o
Renfe 443 "Platanito" espanhol, o primeiro a generalizar o interesse e o entusiasmo pela tecnologia de pendulação activa, numa altura em que os britânicos revelam ao mundo o seu
APT ou "
Advanced Passenger Train" (
BR Class 370), desenvolvido desde os anos sessenta. Este, apesar da validez dos conceitos experimentados nos protótipos APT-E (1975) e APT-P (1978), é abandonado no início dos anos oitenta. No rescaldo, algumas das patentes do sistema de pendulação são adquiridas pela Fiat Ferroviaria e integradas no
ETR.450 (1988). O seu elegante sucessor, o
ETR.460, terá diversas adaptações, como o
ETR.470 "Cisalpino" (1996) para 3 kV DC e 15 kV AC, o
ETR.480 (1996) para 3 kV DC e 25 kV AC ou o 490 "
Alaris" (1999), de apenas três elementos, para 3 kV DC. Ao contrário do ETR.450, que pode alcançar uma pendulação de até 10º, os ETR.460/470/480/490 estão limitados a 8º. Na Europa, para além dos "
pendolini" da Trenitalia e da Cisalpino, encontramos, por exemplo, o nosso
CPA 4000 "Alfa Pendular" (1999), o
Renfe 490 "Alaris" (1999), o
VR Sm3 S220 (1995), o
SŽ 310 "Inter City Slovenija" (2000), o
ČD 680 "Pendolino" (2005) ou o
Virgin Class 390 "Pendolino" (2002), para além dos representantes da geração "
Pendolino Nuovo", como o Renfe Avant S-114 e o PKP Intercity ED250, ambos introduzidos em 2008 (e desprovidos do sistema de pendulação), ou o peculiar
VR Sm6 "Allegro" de 2010.
Por outro lado, no Japão encontramos desde meados dos anos setenta diversos comboios pendulares na rede de via métrica (1,067 m) com vista ao aumento da velocidade de exploração em percursos de montanha. O icónico
JNR 381, introduzido rm 1973 e ainda em serviço em 2022, é um dos exemplos de sucesso. ●
● References
Siemens | "Trains Reference List" catalog
1 mm → 0.039 inch
1 kg → 2.205 lb avdp
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp)
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 kg → 0,00980665 kN
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 m → 3.281 ft
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