Transtejo Soflusa "Cegonha-Branca" – Astilleros Gondán
Electric ferry operated by Transtejo Soflusa seen on the Tejo River in February 2024. This electric ferry of the catamaran type, named "Cegonha-Branca" and registered PT-111767-TL, is built in Spain by Astilleros Gondán ¹ and completed in 2022 with yard number 493. Glass-reinforced plastic hull and superstructure. It has an overall length of 131.2 ft and can accommodate 544 passengers (544+?). It uses two 550 kW (748 hp) ² electric main engines (motors?) fed by a 1860 kWh Corvus Dolphin Energy NxtGen energy storage system ³, rechargeable during docking by Zinus fast charging stations (or towers) installed on the piers of the Cacilhas, Cais do Sodré, Montijo and Seixal terminals. Fixed pitch propellers. Top speed is 17 knots. Its class will include 10 vessels progressively introduced into service until 2025.
Based in Lisboa, Transtejo Soflusa ⁴ operates regular services and occasional services in the estuary of the Tejo River. Here, we see the "Cegonha-Branca", either on trials or in crew formation. The name "Cegonha-Branca" ⁵ pays tribute to this large bird, a familiar presence in the estuary of the Tejo River. ●
Ferry eléctrico operado pela Transtejo Soflusa visto no Rio Tejo em Fevereiro de 2024. Este ferry eléctrico do tipo catamaran, com o nome de "Cegonha-Branca" e registado PT-111767-TL, é construído em Espanha pelos Astilleros Gondán ¹ e completado em 2022 com o número de construção 493. Casco e superestrutura em plástico reforçado com fibra de vidro. Possui um comprimento total de 40 m e pode acomodar 544 passageiros (544+?). Utiliza duas máquinas principais de 550 kW (748 hp) ² alimentadas por um sistema de armazenamento de energia Corvus Dolphin Energy NxtGen de 1860 kWh ³, recarregável durante as acostagens por estações (ou torres) de carregamento rápido Zinus instaladas nos pontões dos terminais de Cacilhas, Cais do Sodré, Montijo e Seixal. Hélices de passo fixo. A velocidade máxima é de 17 nós. A sua classe vai incluir 10 embarcações progressivamente introduzidas em serviço até 2025.
Baseada em Lisboa, a Transtejo Soflusa ⁴ opera serviços regulares e serviços ocasionais no estuário do Rio Tejo. Aqui, vemos o "Cegonha-Branca" em ensaios ou em formação de tripulações. O nome "Cegonha-Branca" ⁵ presta tributo a esta ave de grande porte, uma presença familiar no estuário do Rio Tejo. ●
¹ "Astilleros Gondán", Castropol, Spain
² 2× 550 kW (748 hp) = 1100 kW (1496 hp)
³ Energy storage system for marine applications with a modular design and reduced weight, configured according to the available space. ● Sistema de armazenamento de energia para aplicações marítimas de concepção modular e peso reduzido, configurado de acordo com o espaço disponível.
⁴ "TTSL – Transtejo Soflusa" ("Transtejo, S.A." and "Soflusa – Sociedade Fluvial de Transportes, S.A.")
⁵ Consoante os documentos, o nome "Cegonha-Branca" surge grafado com ou sem hífen. Pessoalmente, adopto a forma hifenizada divulgada pelo operador, a única válida para fins documentais e que coincide com a tradicionalmente utilizada no contexto da zoologia. Todavia, existem autores e entidades que em diversas situações preferem e defendem a opção de grafar este nome (assim como outros de natureza semelhante) sem hífen. Para todos os efeitos, um interessante debate, como se pode verificar aqui ou aqui.
Transtejo Softlusa "Cegonha-Branca" Class
Based in Lisboa, Transtejo Softlusa operates regular services and occasional services in the estuary of the Tejo River. ●
Name |
Registration |
OL/TS |
Built |
Cegonha-Branca |
IMO 9936501 |
40 m 17 kn |
Astilleros Gondán (Castropol, Spain) 2022 #493 |
Garça-Vermelha |
IMO 9955870 |
40 m 17 kn |
Astilleros Gondán (Castropol, Spain) 2023 #494 |
Flamingo-Rosa |
IMO 9956367 |
40 m 17 kn |
Astilleros Gondán (Castropol, Spain) 2023 #495 |
Due additions or corrections are welcome.
● References
Wikipedia | "Transtejo & Soflusa"
Wikipedia | "Transtejo & Soflusa" pt-PT
Wikipedia | "Astilleros Gondán"
Astilleros Gondán | "Cegonha Branca" data sheet
Transtejo Soflusa | "Saiba mais sobre a nova frota 100% elétrica"
Cruise & Ferry | "Transtejo’s first all-electric ferry delivered by Astilleros Gondán"
PORTUGAL.GOV.PT | "Inaugurado primeiro navio elétrico da Transtejo"
Jornal de Negócios | "Travessia do Tejo cada vez mais perto de se tornar elétrica e descarbonizada"
Porto de Lisboa | "Novos catamarans elétricos da Transtejo Soflusa descarregados no Porto de Lisboa"
Jornal de Negócios | "Governo extingue Soflusa até ao final do ano. Transtejo terá primeiro navio elétrico já em 2023"
ShipSpotting | "Cegonha-Branca" n/a
Wikipedia | "Ferry"
Wikipedia | "Catamaran"
Wikipedia | "Fiberglass"
Wikipedia | "Lisboa"
Wikipedia | "Lisboa" pt-PT
Wikipedia | "White stork"
Wikipedia | "Cegonha-branca" pt-PT
1 kg → 2.205 lb avdp
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp)
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 m → 3.281 ft
1 nautical mile → 1.15078 mile → 1,852 km
1 kn or knot → 1.15078 mph → 1,852 km
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