Diesel-electric locomotive operated by CP seen on the
Évora Line in March 2009. This diesel-electric locomotive with fleet number 1943 is an Alsthom/SOREFAME AD 30 C included in a series of 17 units placed in service in 1981. These units preserve part of the genetic code of the
SNCF A1AA1A 68500-series, but benefit from a more appealing "
Nez cassé" (broken nose) appearance derived from the
SNCF CC 72000-series (1967–1974). Overall length (buffers) is 61,5 ft. It uses one 2427 kW (3300 hp) SACM AGO V12 DSHR diesel engine feeding six Alsthom/EFACEC TAO 659 electric traction motors. Nominal output (wheels) is 1662 kW (2260 hp) and starting tractive effort is 388 kN (39600 kg). Weight in service is 116.5 t. It can run in multiple units, up to 3 units. Wheelset arrangement is Co' Co' and gauge is 5 ft 5 21⁄32 in. Top speed is 75 mph. This Alsthom/SOREFAME AD 30 C is used on freight and rapid passenger services.
CP, or
Comboios de Portugal, is the main rail operator in Portugal and uses the 1354 miles
¹ rail system managed by Infraestruturas de Portugal. The
CP 1930-series includes 17 units manufactured in Portugal in 1981 by
SOREFAME under
Alsthom license and numbered 1931–1947
². Part of Alsthom's electrical equipment is manufactured under license by
EFACEC. They all receive the orange and brown paint scheme, with white diagonal visibility stripes. In 1985, as part of the celebration of the centenary of the Barreiro train station, CP 1935 is named "
Cidade do Barreiro". Especially from 2004–2005 onwards, the advance in electrification reduces the need for diesel traction and in 2007 four units are exported to Argentina – 1931 and 1934 for Ferrobaires and 1933 and 1936 for Ferrocentral. In Portugal, CP retires the last unit from service in 2018. In 2022, it is possible that three units, 1942, 1943 and 1945, are still active in Medway's fleet.
During its service life, the CP 1930-series can be found at various points of the railway system performing passenger and freight services, sometimes on electrified sections. I remember well these imposing locomotives with a hoarse and deafening voice on the Beira Baixa, Oeste and Sul Lines. On the Sines Line
³ I see their sisters, the CP 1900s, working in triple unit, muscles flexed, going up to Santiago do Cacém with long coal trains. These CP 1930s, I usually see them on the Beira Baixa Line. In the southern region, I go several times to the Évora Line
³ to see them leaving the
historic city for Lisboa, almost indifferent to the two or three SOREFAME/EMEF coaches of the "
Intercidades" service. Like here, with CP 1943 stretching its legs on a radiant winter day.
●
Locomotiva diesel-eléctrica operada pela CP vista na
Linha de Évora em Março de 2009. Esta locomotiva diesel-eléctrica com o número de frota 1943 é uma Alsthom/SOREFAME AD 30 C incluída na série de 17 unidades colocada em serviço em 1981. Estas unidades preservam parte do código genético da série
SNCF A1AA1A 68500 (1963–1968), beneficiando todavia de uma bela aparência "
Nez cassé" (nariz partido) derivada da série
SNCF CC 72000 (1967–1974). O comprimento total (tampões) é de 18,76 m. Utiliza um motor diesel SACM AGO V12 DSHR de 2427 kW (3300 hp) alimentando seis motores eléctricos de tracção Alsthom/EFACEC TAO 659. A potência nominal (rodas) é de 1662 kW (2260 hp) e o esforço de tracção no arranque é de 388 kN (39600 kg). O peso em serviço é de 116,5 t. Pode circular em unidade múltipla, até 3 unidades. A disposição do rodado é Co' Co' e a bitola é de 1668 mm. A velocidade máxima é de 120 km/h. Esta Alsthom/SOREFAME AD 30 C é utilizada em serviços de mercadorias e rápidos de passageiros.
A CP, ou
Comboios de Portugal, é o principal operador ferroviário em Portugal e utiliza o sistema ferroviário de 2179 km
¹ gerido pela Infraestruturas de Portugal. A série
CP 1930 inclui 17 unidades fabricadas em Portugal em 1981 pela
SOREFAME sob licença
Alsthom e numeradas 1931–1947
². Parte do equipamento eléctrico Alsthom é fabricado sob licença pela
EFACEC. Recebem todas o esquema de pintura em laranja e castanho, com faixas de visibilidade diagonais brancas. Em 1985, como parte da celebração do centenário da estação ferroviária do Barreiro, a CP 1935 é baptizada de "
Cidade do Barreiro". Sobretudo a partir de 2004–2005, o avanço da electrificação reduz a necessidade de tracção diesel e em 2007 quatro unidades são exportadas para a Argentina – 1931 e 1934 para a Ferrobaires e 1933 e 1936 para a Ferrocentral. Em Portugal, a CP retira de serviço a última unidade em 2018. Em 2022, é possível que três unidades, 1942, 1943 e 1945, permaneçam activas na frota da Medway.
Durante a sua vida de serviço, encontramos a série CP 1930 em diversos pontos do sistema ferroviário a realizar serviços de passageiros e de mercadorias, por vezes em troços electrificados. Lembro-me bem destas imponentes locomotivas de voz rouca e atordoante nas Linhas da Beira Baixa, do Oeste e do Sul. Na Linha de Sines
³ vejo as suas irmãs, as CP 1900, a trabalharem em unidade tripla, os músculos flectidos, a subirem para Santiago do Cacém com longos comboios de carvão. Estas CP 1930, vejo-as habitualmente na Linha da Beira Baixa. Na região sul, vou diversas vezes à Linha de Évora
³ para as ver partir da
histórica cidade para Lisboa, quase indiferentes às duas ou três carruagens SOREFAME/EMEF do serviço "
Intercidades". Como aqui, com a CP 1943 a esticar as pernas num radiante dia de inverno.
●
¹ 2018
² 90 94 1 22 1931–90 94 1 22 1947
³ Previously considered a branch line. | Anteriormente considerada um ramal.
CP
CP, or Comboios de Portugal, is the main rail operator in Portugal and uses the rail system managed by Infraestruturas de Portugal. ●
Fleet Number
|
Paint Scheme
|
In service
|
Built
|
90 94 1 22 1931-5
Diesel-electric locomotive
|
Orange/Brown
|
1981
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
90 94 1 22 1932-3
|
Orange/Brown
|
1981
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
90 94 1 22 1933-1
|
Orange/Brown
|
1981
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
90 94 1 22 1934-9
|
Orange/Brown
|
1981
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
90 94 1 22 1935-6
|
Orange/Brown "Cidade do Barreiro"
|
1981
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
90 94 1 22 1943-0
|
Orange/Brown
|
1981
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
Num radiante dia de Inverno, esmaltada sobre um fundo azul, ei-la, a estação de Évora e o seu casario. Há alguns anos, podia continuar para Reguengos ou para Vila Viçosa ou mais além, até ouvir outra língua, se o quisesse. Hoje, paro forçosamente aqui e subo à cidade. No regresso a Lisboa, tomo um café no bar da estação, ouço o tilintar das chávenas, o vapor da máquina, o folhear de jornais, as tácticas de futebol para o domingo à noite e o eco dos meus passos na plataforma de pedra, o chilrear dos pardais. Subo para o comboio curto, solitário, quase vazio. Olho pela janela o que ainda há para olhar antes do nada que há-de chegar, porque chega sempre, como uma faca afiada que nos corta e sangra. Vertigem. Não há nada de novo aqui – apenas uma saudade que há-de nascer. ●
CP 1930 in Argentina
Units sold to Argentina and operated on the 1676 mm (5 ft 6 in) gauge system by Ferrobaires and Ferrocentral. Adapted to local operating conditions, they are, for example, equipped with obstacle deflectors. It would be interesting if any local rail enthusiast could help us confirm the condition of these locomotives. Any survivors? ●
Unidades vendidas a Argentina y operadas en el sistema de trocha 1676 mm por Ferrobaires y Ferrocentral. Adaptadas a las condiciones de funcionamiento locales, están, por ejemplo, equipadas con deflectores de obstáculos. Sería interesante que algún aficionado ferroviario local pudiera ayudarnos a confirmar el estado de estas unidades. ¿Alguna superviviente? ●
Fleet Number
|
Paint Scheme
|
In service
|
Built
|
(90 94 1 22 1931-5)
Ferrobaires
|
Orange/Brown
|
n/a
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
(90 94 1 22 1933-1)
Ferrocentral
|
Green/White
|
n/a
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
(90 94 1 22 1934-9)
Ferrobaires
|
Orange/Brown
|
n/a
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
(90 94 1 22 1936-4)
Ferrocentral
|
Orange/Brown
|
n/a
|
-
Alsthom/SOREFAME
-
|
● References
CP | "Ficha Técnica de Locomotivas Diesel – 1931–1947" data sheet
David Clough, Martin Beckett and Michael Hunt | "A Guide to Portuguese Railways" hand book
Wikipedia | "
Évora"
pt-pt
1 mm → 0.039 inch
1 kg → 2.205 lb avdp
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp)
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 kg → 0,00980665 kN
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 m → 3.281 ft
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