Obrigado
Mudanças
Em Dezembro de 2022, ambos os websites, o "IT'S ONLY BUSES" e o "MY POLIGURI COLLECTION", chegaram definitivamente ao fim do seu percurso, com, respectivamente, mais de 191 000 e 23 000 visualizações. Todavia, alguns dos conteúdos publicados entre 2009 a 2016 têm vindo a ser incluídos, actualizados e com imagens num formato padrão maior, nos seus sucessores, o "FUTURE MEMORY | TRANSPORTATION" e o "FUTURE MEMORY | TOYS & MODELS".
Ambos os websites, o "IT'S ONLY BUSES" e o "MY POLIGURI COLLECTION", nasceram num tempo em que julgava ser possível manter um ponto de encontro para cada um dos meus temas de pesquisa – "IT'S ONLY BUSES", "IT'S ONLY TRAINS", "MY POLIGURI COLLECTION", para mencionar apenas alguns. Após disponibilizar cinco dos títulos anunciados, compreendi que estava errado e em 2016 defini outro conceito, o "FUTURE MEMORY", online desde 2018, com apenas três temas de pesquisa, todavia mais abrangentes – "TRANSPORTATION", "TOYS & MODELS" e "VINTAGE AUDIO" ¹, associando-lhes subtemas, se necessário, como no caso do "MOTORSPORT", uma subpágina do "TRANSPORTATION".
Alguns dos títulos mencionados, há muito ficaram pelo caminho. Mas quanto aos websites "IT'S ONLY BUSES" e "MY POLIGURI COLLECTION", mantive-os online a pedido de vários leitores, mesmo sem actualizações desde 2016. Todavia, com a evolução do conceito "FUTURE MEMORY", esta situação deixou de fazer sentido. Sobretudo, porque não se trata do fim da viagem. Estamos apenas a mudar de veículos.
Anúncios
Vários leitores têm elogiado o facto de não ter os meus websites dominados por anúncios. Em boa verdade, o meu mérito é relativo. A dada altura, todos os meus websites mostraram anúncios disponibilizados pela "Google AdSense", na expectativa de que alguma eventual receita pudesse amortizar os custos resultantes da criação regular de conteúdos. Todavia, depois de ganhar 0 cêntimos entre 2011 e 2019, aceitei o facto de que os meus websites não têm qualquer valor comercial e encerrei a conta "Google AdSense". Daí, a ausência de anúncios.
Cenários
Alguns leitores têm perguntado porque são as imagens (de autocarros) obtidas quase sempre nos mesmos sítios de Lisboa. A pergunta exige a resposta a outra pergunta – o que me leva a fotografar os veículos? O que leva a outras perguntas, sempre presentes – porque existe o veículo, como é feito, quem o faz, como é utilizado e por fim, quem o utiliza. Assim, fica claro que o meu interesse é o veículo e a obtenção de seu registo fotográfico, dentro das melhores condições possíveis de iluminação, para fins de pesquisa. Salvo raras e justificadas excepções, não dou qualquer importância ao cenário. Não sou, de todo, fotógrafo.
Alguém em casa?
Inevitavelmente, vários leitores têm-me perguntado por que existem por vezes longas ausências entre publicações. Como já aqui expliquei, a menos que esteja a viajar ou a fazer algum trabalho de modelismo, manutenção ou restauro, a cada dois dias publico metodicamente alguma coisa em algum lugar. No entanto, interessam-me vários temas e o tempo disponível é limitado. Assim, à ausência de actividade num website, corresponde normalmente a actividade noutro website. O que é fácil de confirmar.
Favoritos
Vários leitores têm expressado curiosidade sobre os meus autocarros favoritos. Por diversas razões, não forçosamente objectivas, os meus cinco autocarros favoritos são o AEC Regent Mk III com carroçaria Weymann de dois pisos e "flared skirts", o Setra S 6 (também o S 8), o Mercedes-Benz O 321 H, o GM PD-4501 "Scenicruiser" e o GM New Look "Fishbowl". Da longa lista de menções honrosas, posso destacar o Flxible Clipper (junto com o Ansair-Flxible Clipper) e o Nielson Diplomata 380.
Mais vistas em 2022
A concluir, a pedido de vários leitores, aqui ficam as seis publicações, três de cada website, mais vistas em 2022, com breves notas sobre as imagens correspondentes. Talvez inesperado, o facto de em ambos os casos as publicações mais vistas virem de temas ainda pouco explorados – no "FM | T", os comboios (2,5%) e as embarcações fluviais (7,6%), e no "FM | T&M", as figurinhas-brinde em plástico, (5,5%).
CP 5601 – Siemens/SOREFAME LE 5600 Esta é uma daquelas imagens que emana felicidade. Um esplêndido dia de Verão na companhia de bons amigos, a ida à estação de Mangualde depois do almoço cumprimentar os ferroviários, algumas fotos e de súbito a chegada do "Intercidades" Guarda–Lisboa com a CP 5601 "Entroncamento" à cabeça. Impossível pedir melhor.
A concluir, obrigado a todos os leitores, "companheiros de viagem" chegados de tantas partes do mundo, pelas vossas opiniões e contributos de pesquisa, pelo vosso apoio e lealdade, pela vossa presença. Continuemos pois, ao volante deste "veículo longo". Que haja tempo – tantos quilómetros pela frente. ●
English version, here.
Comments
Post a Comment