Companhia de Cruzeiros Fluviais "Ópera" – Estaleiros São Jacinto
River cruise ship Ópera operated by Companhia de Cruzeiros Fluviais seen on the Tejo River arriving at the Alcântara dock, Lisboa, in June 2013. Previously Pinhal Novo, a ferry built in 1978 by Estaleiros São Jacinto, Aveiro, placed in service in 1980 by Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses and used on the Tejo River in the connection between Lisboa (Terreiro do Paço) and the Barreiro e Sul e Sueste train station. It has an overall length of 173.2 ft and can accommodate 1608 passengers (1608+8). It uses two 1536 kW (2060 hp) main engines and two fixed pitch propellers, reaching a top speed of 14 knots. It also benefits from a bow propeller. Steel hull and superstructure. It remains in service as Pinhal Novo, LX-3123-TL, until 2005. After withdrawal it is sold and reconditioned at the Naval Rocha shipyards, Lisboa, emerging as a river cruise ship, named Ópera and registered LX-429-AL. As far as I know, it reenters service in 2009, now operated by Companhia de Cruzeiros Fluviais, based in Lisboa. In its new configuration it can accommodate 340 passengers during cruises, or 500 passengers when docked. In line with its new identity, the Ópera features decks named after famous opera houses, such as Metropolitan, La Scalla, S. Carlos, and Sydney.
Based in Lisboa, Companhia de Cruzeiros Fluviais operates cruises on the Tejo River. Here, we see the Ópera arriving at the Alcântara dock on a splendid summer’s afternoon. In the background, the Church of São Francisco de Paula. As a note of interest, this ship has a twin sister, the Tunes. In 2011, it was still active in Guinea-Bissau, named Expresso dos Bijagós, and used in the service Bissau–Bubaque. ●
Navio de cruzeiros fluviais Ópera operado pela Companhia de Cruzeiros Fluviais visto no Rio Tejo a chegar à doca de Alcântara, Lisboa, em Junho de 2013. Anteriormente Pinhal Novo, um ferry construído em 1978 pelos Estaleiros São Jacinto, Aveiro, colocado em serviço em 1980 pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses e utilizado na ligação entre Lisboa (Terreiro do Paço) e a estação ferroviária Barreiro e Sul e Sueste. Possui um comprimento total de 52,8 m e pode acomodar 1608 passageiros (1608+8). Utiliza duas máquinas principais de 1536 kW (2060 hp) e duas hélices de passo fixo, alcançando uma velocidade máxima de 14 nós. Beneficia também de um propulsor de proa. Casco e superestrutura em aço. Permanece em serviço como Pinhal Novo, LX-3123-TL, até 2005. Depois de retirado é vendido e recondicionado nos estaleiros da Naval Rocha, Lisboa, emergindo como navio de cruzeiros fluviais, baptizado de Ópera e registado LX-429-AL. Tanto quanto sei, reentra em serviço em 2009, agora operado pela Companhia de Cruzeiros Fluviais, baseada em Lisboa. Na sua nova configuração pode acomodar 340 passageiros durante os cruzeiros, ou 500 passageiros quando atracado. Em sintonia com a sua nova identidade, o Ópera possui decks com nomes de famosas salas de ópera, como Metropolitan, La Scalla, S. Carlos, e Sydney.
Baseada em Lisboa, a Companhia de Cruzeiros Fluviais opera cruzeiros no Rio Tejo. Aqui, vemos o Ópera a chegar à doca de Alcântara numa esplêndida tarde de verão. Em segundo plano, a Igreja de São Francisco de Paula. Como nota de interesse, este navio tem um irmão gémeo, o Tunes. Em 2009, ainda estava activo na Guiné-Bissau com o nome de Expresso dos Bijagós, e utilizado no serviço Bissau–Bubaque. ●
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 nautical mile → 1.15078 mile → 1,852 km
1 knot → 1.15078 mph → 1,852 kmPinhal Novo → Ópera | LX-3123-TL → LX-429-AL | (1978) 2007 | Estaleiros São Jacinto |
● References
CP – Direcção de Material | Navios Motor Tunes e Pinhal Novo | doc
Companhia de Cruzeiros Fluviais | Características Técnicas do Navio Motor Ópera " N/M Ópera " | web
ALERNAVIOS | «PINHAL NOVO» | web
Estivadores de Aveiro | Recordando o bota-abaixo do transbordador "TUNES" | web
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