Isidoro Duarte 318 – Alfredo Caetano Fenix Class


Coach operated by Isidoro Duarte seen at Praça Marquês de Pombal, Lisboa, in May 2013. This coach with fleet number 318 is an Alfredo Caetano Fenix Class registered in 2004. It has an overall length of 39.4 ft and uses a Scania chassis ¹. With its origins going back to 1923 and based in Milharado, in 2013 Isidoro Duarte ² operates regular services in the municipalities of Mafra and Loures and provides the respective connections to Lisboa. However, its main activity is specialized regular services and occasional services. Here, we see this Alfredo Caetano Fenix Class on an occasional service.

Established in 1949, Alfredo Caetano ³ is widely known for its Bravo and Fenix coaches. Possibly around 2010, Starbus (or "Sociedade Transformadora de Autocarros e Recondicionamento, S.A.") acquires the brand Alfredo Caetano and continues offering an interesting family of models, comprising the Kid, the Road, the Duplo Deck and two appealing new models, the Cygny and the Tetis. Sadly, Starbus ceases activity around 2012. Possibly manufactured until 2009, the Alfredo Caetano Fenix will be a reference model for several years, being used in both express and occasional services. At some point, it offers finishing options such as "Class" or "Gold" and is sometimes used to replace older coach bodies. In the 39.4 ft coach typology it gives way to the Tétis from 2005 onwards, while in other typologies it remains available possibly until 2012, updated and renamed Kid (23–29.5 ft), Road (29.5–33 ft) and Double Deck (39.4–49.2 ft). As a note of interest, some Alfredo Caetano Fenix coaches will provide service outside Portugal and it is possible to find them, for example, in Hong Kong.


Autocarro operado pela Isidoro Duarte visto na Praça Marquês de Pombal, Lisboa, em Maio de 2013. Este autocarro com o número de frota 318 é um Alfredo Caetano Fenix Class registado em 2004. Tem um comprimento total de 12 m utiliza um chassis Scania ¹. Com a sua origem a recuar a 1923 e baseada em/no Milharado, em 2013 a Isidoro Duarte ² opera serviços regulares nos concelhos de Mafra e Loures e assegura as respectivas ligações a Lisboa. Todavia, a sua actividade principal são os serviços regulares especializados e serviços ocasionais. Aqui, vemos este Alfredo Caetano Fenix Class num serviço ocasional. 

Fundada em 1949, a Alfredo Caetano ³ é amplamente conhecida pelos seus autocarros Bravo e Fenix. Possivelmente por volta de 2010, a Starbus (ou "Sociedade Transformadora de Autocarros e Recondicionamento, S.A.") adquire a marca Alfredo Caetano e continua a oferecer uma interessante família de modelos, que inclui o Kid, o Road, o Duplo Deck e dois apelativos novos modelos, o Cygny e o Tetis. Infelizmente, a Starbus cessa a actividade por volta de 2012. Fabricado possivelmente até 2009, o Alfredo Caetano Fenix será durante vários anos um modelo de referência, sendo utilizado tanto em serviços expresso como em serviços ocasionais. A dada altura, oferece opções de acabamento como a "Class" ou a "Gold" e é por vezes utilizado em recarroçamentos. Na tipologia dos autocarros de 12 m dá lugar ao Tétis a partir de 2005, enquanto que em outras tipologias permanece disponível possivelmente até 2012, actualizado e rebaptizado como Kid (7–9 m), Road (9–10 m) e Duplo Deck (dois pisos, 12–15 m). Como nota de interesse, alguns autocarros Alfredo Caetano Fenix prestarão serviço fora de Portugal, sendo possível encontrá-los, por exemplo, em Hong Kong.  


¹  Possibly, the Scania K124IB 4x2.
²  "Isidoro Duarte, S.A.", Milharado, Portugal. 
³  "Alfredo Caetano, Lda.", Vila Nova de Gaia, Portugal.

NOTA | Infelizmente, os documentos da Alfredo Caetano que possuo são "curtos" em termos da descrição das carroçarias e apesar dos meus esforços não consegui apurar até ao momento as diferenças de especificação entre as versões Fenix, Fenix Class, e Fenix Gold. Dentre os estimados leitores, alguma ajuda? Por outro lado, desde há anos que procuro estabelecer a correcta genealogia dos modelos produzidos pela Alfredo Caetano, (assim como de outros carroçadores portugueses), iniciativa infelizmente comprometida pela escassa documentação e indisponibilidade de fontes qualificadas.

 
Isidoro Duarte

Based in Milharado, in 2013 Isidoro Duarte operates regular services in the municipalities of Mafra and Loures and provides the respective connections to Lisboa, Main activity is specialized regular services and occasional services. ●

Fleet Number

Registration

Year

Built

318

24-07-ZG

2004

Alfredo Caetano (V. N. Gaia)

2004


Further details or corrections are welcome. | Mais detalhes ou correcções são bem-vindos.


● References 

Wikipedia | "Scania AB"
Wikipedia | "Lisboa"
Wikipedia | "Lisboapt-PT
Wikipedia | "Milharado" pt-PT

1 mm → 0.039 inch 
1 g → 0.035 oz
1 kg → 2.205 lb avdp
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp) 
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 l → 0.264 US gallon 
1 m → 3.281 ft 
1 cm³ → 0.0610237 ci

Comments

Popular posts from this blog

Transtejo "Algés" – FBM Marine TransCat

Back to Normality

Transtejo "Eborense" – Estaleiros Navais de Viana do Castelo