Carris 109 – AEC Regal Mark III


Bus formerly operated by Carris seen at Praça do Comércio, Lisboa, in September 2007. This single-deck half-cab bus with fleet number 109 (originally, 46), is an AEC Regal Mark III ¹ with MCW (Weymann) bodywork ² registered in 1948 and included in a series of 19 units, 36–54, built in England by AEC and placed in service in 1948–1949. It has an overall length of 23.9 ft and can accommodate 33 seated passengers and 23 standees (33+23+1). It uses the AEC Regal Mark III chassis with the AEC A207 (9635 cm³) engine. Its bodywork is rebuilt in Portugal by UTIC in 1970. Retired from public service in 1987, this bus is subsequently preserved by Carris in its Museum.

Established in 1872 and based in Lisboa, Companhia Carris de Ferro de Lisboa, whose name is usually shortened to Carris, operates regular services, regular specialized services and occasional services. Opened to the public in 1999, the Museu da Companhia Carris de Ferro de Lisboa (or Museu da Carris) preserves a valuable collection of documents, artifacts, workshop and operating equipment, as well as various vehicles, including the Carris 109. Here, we see it on a special occasion, on display at Praça do Comércio.
  
Autocarro antigamente operado pela Carris visto na Praça do Comércio, Lisboa, em Setembro de 2007. Este autocarro com o número de frota 109 (originalmente, 46) é um AEC Regal Mark III ¹ com carroçaria MCW (Weymann) ² registado em 1948 e incluído numa série de 19 unidades, 36–54, fabricadas em Inglaterra pela AEC e colocadas em serviço em 1948–1949. Tem um comprimento total de 7,28 m e pode acomodar 33 passageiros sentados e 23 de pé (33+23+1). Utiliza o chassis AEC Regal Mark III com o motor AEC A207 (9635 cm³). A sua carroçaria é reconstruída em Portugal pela UTIC em 1970. Retirado do serviço público em 1987, este autocarro é subsequentemente preservado pela Carris no seu Museu.

Estabelecida em 1872 e baseada em Lisboa, a Companhia Carris de Ferro de Lisboa, cujo nome se abrevia usualmente para Carris, opera serviços regulares, serviços regulares especializados e serviços ocasionais. Aberto ao público em 1999, o Museu da Companhia Carris de Ferro de Lisboa (ou Museu da Carris) preserva uma valiosa colecção de documentos, artefactos, equipamentos oficinais e de exploração, assim como diversos veículos, entre os quais o Carris 109. Aqui, vemo-lo numa ocasião especial, exposto na Praça do Comércio.  

¹  AEC (The Associated Equipment Company, Ltd.), 1912– 1979.  
²  MCW (Metro-Cammell-Weymann Motor Bodies Ltd.), 1932–1966.  


Carris

Established in 1872 and based in Lisboa, Companhia Carris de Ferro de Lisboa, whose name is usually shortened to Carris, operates regular services, regular specialized services and occasional services. ●

Fleet Number

Register

Year

Built

46

109

Single-deck half-cab bus

EB-14-30

1948

1947

AEC

9631E537

A207-419

1948

MCW

M8172 

 







O AEC Regal

Durante anos, utilizo o AEC Regal nas carreiras 13, 20 e 37. De todas, associo-o, já no seu ocaso, pintado de cor de laranja e cinzento claro, sobretudo à 37, entre o Rossio e o Castelo de São Jorge, carreira curta, mas porventura uma das mais difíceis que qualquer autocarro pode encontrar, pela inclemente subida em curva e contra-curva em ruas apertadas, de piso empedrado, ancestrais, onde a passagem, dificultada por carros mal estacionados, se consegue pela experiência e destreza do motorista. Em dias de Verão, dias de mais de trinta graus, lotado, a rebentar pelas costuras, o nobre leão inglês lança o rugido de desafio ao avançar pela Rua da Conceição, crava as garras no Largo da Madalena e inicia a subida, o capot a tremer, a tampa do radiador envolta em vapor, o coração a bater forte, até se esgueirar pela Travessa do Funil, alcançar o castelo, encostar-se à frescura da sua muralha e lamber as patas. O motorista, de mangas arregaçadas, limpa com firmeza o suor, toma um golo de água, sai da cabina, ajeita as calças e a camisa, estica as pernas, respira fundo. Isto está cá um calor! – exclama. ●


● References

Wikipedia | "Carris"
Wikipedia | "Carris" pt-pt
Wikipedia | "Museu da Carris"
Wikipedia | "Museu da Carris" pt-pt
Wikipedia | "Metro Cammell Weymann"
aecsouthall.co.uk | "aecsouthall.co.uk"
The AEC Society | "The AEC Society"
Modern Transport | "Commercial Vehicle Road Test – A.E.C. Regal Mark III" (1948) 
Bus Lists on the Web | "Bus Lists on the Web"
Ian Manning | "The Bus Fleets of Portuguese Cities and Municipalities"

1 m → 3.281 ft 
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 cm³ → 0.0610237 ci

Comments

Popular posts from this blog

Transtejo "Algés" – FBM Marine TransCat

Back to Normality

Carris 2443 – Caetano City Gold MAN 2KD