Transportes Parques da Pena – Tschu-Tschu TD
Established in 1985 and based in Neumarkt, Germany, Tschu-Tschu offers an interesting range of trackless trains for amusement parks, zoos and exhibitions. In 2007, it becomes part of the BMF Group, Switzerland. In 2020, Tschu-Tschu is a brand of CityTrain, based in Regensburg, Germany. The current range of trackless steam trains includes three locomotives, the CityTrain 100 (gradients of up to 5%), the CityTrain 500 (gradients of up to 23%, based on a Fendt tractor), and the CityTrain 100 E with electric propulsion. These locomotives can pull three types of cars, the CityTrain 100 Anhänger (21.3 ft, 27 seats), the CityTrain 110 Anhänger (22.6 ft, 34 to 38 seats) and the CityTrain 500 Anhänger (18 ft, 24 seats).
I confess that I am not an enthusiast of transportation vehicles with identity crises – a place for everything and everything in its place – and I would prefer to see in this service a preserved bus or, given the operational circumstances, a modern bus with old style bodywork and paint scheme. Having clarified this, I recognize that these Tschu-Tschu trackless steam trains are well-made and safe and have their own charm – and I even know of an operator who went to great lengths, installing a smoke generator in the chimney... ●
Comboio sem carris ¹ operado pela Transportes Parques da Pena visto na Volta do Duche, Sintra, em Maio de 2012. Este comboio sem carris é composto por um tractor Tschu-Tschu TD registado em 2004 e por dois atrelados Tschu-Tschu Jumbo. O tractor, baseado num chassis Toyota de tracção integral, tem um comprimento total de 4,60 m. Cada um dos atrelados mede 6,90 m. O conjunto procura evocar o aspecto de um antigo comboio a vapor. Estabelecida em 2004 e baseada em Sintra, a Transportes Parques da Pena opera serviços regulares especializados e serviços ocasionais sob a marca comercial Comboio de Sintra. Aqui, vemos este tractor Tschu-Tschu TD com dois atrelados Tschu-Tschu Jumbo na pitoresca rota circular entre Sintra e São Pedro de Penaferrim.
Estabelecida em 1985 e baseada em Neumarkt, Alemanha, a Tschu-Tschu oferece uma interessante gama de comboios sem carris para parques de diversões, jardins zoológicos e exposições. Em 2007, passa a fazer parte do Grupo BMF, Suíça. Em 2020, a Tschu-Tschu é uma marca da CityTrain, baseada em Regensburg, Alemanha. A gama atual de comboios a vapor sem carris inclui três locomotivas, a CityTrain 100 (declives de até 5%), a CityTrain 500 (declives de até 23%, baseada num tractor Fendt) e a CityTrain 100 E com propulsão eléctrica. Estas locomotivas podem puxar três tipos de carruagens, a CityTrain 100 Anhänger (6,50 m, 27 lugares), a CityTrain 110 Anhänger (6,90 m, 34 a 38 lugares) e a CityTrain 500 Anhänger (5,50 m, 24 lugares).
Confesso que não sou um entusiasta de veículos de transporte com crises de identidade – um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar – e preferiria ver neste serviço um autocarro preservado ou, dadas as circunstâncias operacionais, um autocarro moderno com carroçaria e pintura em estilo antigo. Tendo esclarecido isto, reconheço que estes comboios a vapor sem carris Tschu-Tschu são bem-feitos e seguros e têm um charme próprio – e até sei de um operador que se esmerou, instalando um gerador de fumo na chaminé… ●
¹ | Em Portugal, e de acordo com o Decreto-Lei n.º 249/2000, a designação deste tipo de veículo é comboio turístico, a qual não espelha as designações além-fronteiras mais usuais, como trackless train (comboio sem carris) no contexto norte-americano ou road train (comboio rodoviário) no contexto europeu, e que deixam em aberto o âmbito de utilização deste tipo de veículo que, em algumas variantes, se estende para além do serviço turístico. No contexto português, tenho vindo a utilizar estas duas últimas designações, comboio sem carris ou comboio rodoviário, as quais – e estritamente em minha opinião – melhor descrevem este tipo de veículo.
n/a | 23-26-ZG | 2004 | W09xxxxxxxxxxxxxx |
● References
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